Prouni 2017: Inscrições, Chamadas e Lista de Espera

Atualizado em: fevereiro 6, 2016

by Prouni 2017 on 06/02/2016

O Programa Universidades para Todos – Prouni 2017 é um iniciativa criada no ano de 2004 com intuito de estudantes correrem a bolsas de estudo de até 50% em instituições privadas de ensino superior. O programa utiliza o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como critério de seleção.

Normalmente as inscrições do Prouni 2017 são abertas após o encerramento do Sisu (Sistema de Seleção Unificada). Após o encerramento das inscrições do programa abrirá o cadastro para o Fies (Fundo de Financiamento Estudantil). Atualmente o programa é gerenciado pelo MEC (Ministério da Educação).

Inscrições para o Prouni 2017

As inscrições do Prouni 2017 poderão ser feitas pelo estudante que tenha participado do Enem. A inscrição é totalmente gratuita e feita pela internet através do endereço eletrônico http://siteprouni.mec.gov.br/. Após acessar a pagina será exigido o número de inscrição do exame e senha. O cronograma do Prouni 2017 prevê duas edições a serem realizadas em janeiro e em junho.

Poderá participar do Prouni 2017 estudante que tenham concluído o ensino médio em instituição pública; alunos que formaram no ensino médio em instituições privadas na condição de bolsistas integrais; participantes portadores de deficiência; professores efetivos da rede pública do ensino básico, lembrando que neste caso não será exigido à comprovação de renda.

Para os estudantes que pretendam concorrer a bolsas integrais através do Prouni 2017 o candidato deverá comprovar renda bruta mensal de até um salario mínimo e meio por pessoa. Para concorrer bolsas parciais de até 50% será exigida renda familiar bruta mensal de até três salários mínimos por pessoa.

Ao término da inscrição o candidato terá que informar em ordem de preferência os cursos escolhidos. De acordo com o perfil do estudante e de bolsas disponíveis será possível optar até dois cursos. O estudante portador de deficiência ou que se autodeclara indígena preto ou parto poderá concorrer a bolsas destinadas a politicas de ações afirmativas, sendo que o candidato poderá fazer alterações nas opões, sendo válida a última inscrição confirmada.

Após a confirmação da inscrição estará disponível a nota de corte, lembrando que não será a oficial, pois a nota é calculada diariamente baseada no número de vagas e números de inscritos para aquele curso. Esta nota é como se fosse uma pré-seleção.

Chamada e Lista de Espera do Prouni 2017

Inscrições Prouni 2017

Inscrições Prouni 2017

O Prouni 2017 contém duas chamadas por semestre e os resultados estarão disponíveis na página do programa. Será de total responsabilidade do participante o acompanhamento dos resultados e da data marcada para matricula, ou seja, fiquem atentos aos horários e documentos exigidos pelas instituições que foram pré-selecionados. Lembrando que será de total responsabilidade do candidato à apresentação dos documentos informados no decorrer da inscrição.

Documentos exigidos:

  1. Documentos de identidade dos membros familiares e do estudante;
  2. Comprovante de residência;
  3. Comprovante de rendimento (assalariados, atividade rural, aposentados e pensionistas, autônomos, profissionais liberais, sócio e dirigente de empresas, rendimentos de aluguel ou arrendamento de bens moveis ou imóveis);
  4. Comprovante de separação, divorcio, ou óbito dos pais, caso seja necessário;
  5. Comprovante de ensino médio;
  6. Comprovante de pagamento de pensão alimentar;
  7. Comprovante de deficiência, caso seja necessário;
  8. Comprovante de professor da educação básica, quando for o caso.

O MEC utiliza como critério de desempate as maiores notas alcançadas na seguinte ordem: Redação; Linguagens, códigos e suas tecnologias; Matemática e suas tecnologias; Ciências da Natureza e suas tecnologias; Ciências Humanas e suas tecnologias.

Os candidatos que não forem selecionados poderão participar da lista de espera, mas serão possíveis apenas aqueles que não foram selecionados em nenhuma opção ou aqueles que foram selecionados apenas na segunda opção. Lembrando que o candidato que manifestar interesse pela lista de espera concorrera apenas pela primeira opção de curso.

Para atualizações, curta e compartilhe a página do Facebook Prouni 2017. Boa sorte!

Prouni 2017: Inscrições, Chamadas e Lista de Espera
5 (100%) 2 votos

Notícia anterior:

Próxima notícia: