Inscrições para o Prouni 2017

Atualizado em: Março 31, 2016

by Prouni 2017 on 31/03/2016

Inscrições para o Prouni 2017: Participar do processo seletivo e conseguir uma das milhares de bolsas de estudos que serão oferecidas pelo Prouni 2017 é o grande objetivo da maioria dos estudantes brasileiros que sonham em estudar nas melhores instituições de ensino superior do país.

O Programa Universidade para Todos (Prouni 2017) é uma iniciativa do Governo Federal direcionado pelo Ministério da Educação (MEC) criado para conceder a estudantes de baixa renda bolsas de estudos em cursos de graduação de nível superior. O principal requisito para concorrer a uma bolsa de estudos do programa é que o estudante tenha participado do Exame Nacional do Ensino Médio – Enem. Esta exigência é para os estudantes que concluíram o ensino médio a partir de 2010.

As inscrições para participar do Prouni 2017 começam em janeiro, logo após a divulgação do resultado individual do Enem. Vale lembrar que as inscrições são gratuitas e devem ser realizadas apenas no endereço eletrônico oficial do programa, http://siteprouni.mec.gov.br/.

Edital do Prouni 2017

É importante que o estudante antes de se inscrever para participar do Prouni 2017 conheça o Edital com as regulamentações do programa.

No edital constará uma serie de exigências, e será necessário que o estudante atenda a pelo menos uma delas para estar apto a concorrer a uma bolsa de estudos do Prouni 2017. Como não foram anunciadas mudanças, relacionaremos as exigências que constaram no ultimo edital do Prouni:

Inscrições para o Prouni 2017

Inscrições para o Prouni 2017

  • O estudante deve ter cursado o ensino médio integralmente em escola pública;
  • Caso tenha cursado o ensino médio em escola particular, que tenha sido na condição de bolsista integral do educandário que estudou;
  • No caso de ter cursado o ensino médio parte em escola pública e parte em escola partícula na condição de bolsista integra;
  • Ser portador de deficiência física;
  • Ser professor do quadro de pessoal efetivo da rede pública de ensino e que deseje concorrer à bolsa de estudos Prouni para cursos de licenciatura.

O edital do Prouni 2017 irá especificar as modalidades de bolsas de estudos oferecidas, que são as bolsas de estudos integrais e as bolsas de estudos parciais. O que define o tipo de bolsa de estudos a que o estudante tem direito é a renda mensal bruta de cada integrante do seu grupo familiar.

Bolsas de estudos integrais Prouni 2017. Custeiam o valor total das mensalidades e são destinadas a estudantes que possuem uma renda familiar de até um salário mínimo e meio por pessoa da família.

Bolsas de estudos parciais Prouni 2017. Custeiam metade do valor das mensalidades do curso de graduação superior e são destinadas a estudantes que possuem uma renda familiar de até três salários mínimos por pessoa da família.

Como realizar inscrição do Prouni 2017

Antes de realizar a inscrição, o estudante deve realizar o cadastro no endereço eletrônico do programa. Para isto, basta informar o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF) e com este dado o sistema informatizado do Prouni 2017 irá verificar se o estudante realizou as provas do Enem.

Devidamente cadastrado o estudante deve novamente acessar o site do Prouni 2017 e realizar a inscrição, informando duas opções de curso que deseja utilizar a bolsa de estudos. Deve informar também seus demais dados pessoais e dados referentes à instituição de ensino superior em que concorrerá as vagas ou que já estuda.

Para mais informações visite a pagina do Prouni 2017 no Facebook, curta e compartilhe.

Inscrições para o Prouni 2017
5 (100%) 1 voto

Robson Janeiro 11, 2017 às 14:53

Quando começa a inscriçao para o pro uni?

Responder

benedito santos Janeiro 7, 2017 às 13:40

nao fiz o precadastro em dezembro, isso quer dizer q não posso mais aderir ao prouni?

Responder

Maria Maio 13, 2016 às 16:15

Dúvida: preciso prestar outro Enem para mudar de curso? Faço Pedagogia, estou no primeiro ano, com bolsa integral pelo Prouni. Se eu quiser mudar para outro curso no início do ano que vem, tenho que fazer uma nova inscrição no Prouni? Ou minha nota do Enem do ano passado serve para outra inscrição?

Responder

Leave a Comment

Notícia anterior:

Próxima notícia: