Como se inscrever no Prouni 2017

Atualizado em: Março 21, 2016

by Prouni 2017 on 21/03/2016

Como se inscrever no Prouni 2017: O Programa Universidade para Todos – Prouni é um dos programas educacionais, assim como Sisu (Sistema de Seleção Unificada) e o Fies (Fundo de Financiamento Estudantil). O programa foi criado no ano de 2009 pelo Governo Federal e é gerenciado pelo MEC (Ministério da Educação).

O Prouni 2017 oferece aos estudantes bolsas integrais e parciais de até 50% de desconto em universidade privadas de ensino superior. Para se inscrever no programa possui algumas exigências que serão explicadas no decorrer do artigo, mas de princípio os candidatos deverão saber que todos os estudantes deveram ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) na edição de 2016.

Como se inscrever no Prouni 2017

Como se inscrever no Prouni 2017

Como se inscrever no Prouni 2017

As inscrições do Prouni 2017 estará disponível no mês de janeiro feita pela internet através do endereço eletrônico http://siteprouni.mec.gov.br/. Para se inscrever os candidatos deverão informar o número de inscrição do Enem e a senha, pois através destas informações o programa receberá as notas para identificar se o candidato possui nota suficiente sendo 450 pontos em cada matéria e não zerando a redação. De acordo com o perfil do estudante deverá informar o tipo de bolsa (integral o parcial), curso, instituição e turno. Os candidatos que possui deficiência ou que se autentifica preto, pardo ou indígena poderá optar em concorrer a bolsas destinadas a políticas de ações afirmativas.

Os candidatos que gostariam de concorrer a bolsas integrais o candidato deverá comprovar uma renda salarial bruta de um salário mínimo por pessoa. Para a opção de bolsa parcial de até 50% deverá ser comprovada uma renda bruta de até três salários mínimos por pessoa. Outros critérios para poder se inscrever no Prouni 2017 o candidato deve se encaixar em pelo menos uma das opções:

  • Ter estudado o ensino médio em escola pública;
  • Ter concluído o ensino médio em instituição privada, mas como bolsista integral;
  • Ter cursado o ensino médio em escola pública, mas ter concluído em instituição privada na condição de bolsista;
  • Possuir deficiência;
  • Ser professor do ensino básico de rede pública no exercício de magistério, integrante no quadro de pessoa permanente de instituição pública e concorrer a bolsas de estudo no curso de licenciatura. Lembrando que neste caso não é necessário a apresentação de renda familiar.

Uma vez por dia o sistema do Prouni 2017 calcula a nota de corte baseada no número de vagas disponíveis e o número de inscritos naquele curso. Esta nota é calculada diariamente, portanto ela não é oficial, mas é considerada como uma pré-seleção. A nota que valerá será no último dia de inscrição, caso os candidatos queira alterar a opção de curso, só será possível no período de inscrição.

Resultado do Prouni 2017

O resultado estará disponível na página do Prouni, basta o candidato acessar informando o número de inscrição do Enem e a senha. Os candidatos deverão ficar atentos em relação ao resultado e a divulgação do prazo para se matricular na instituição optada. É te total responsabilidade do participante a apresentação do documento de identificação do participante e dos membros familiares; comprovante de residência; comprovante de rendimento; comprovação de separação, divorcio ou óbito caso seja necessário, comprovante de pensão; comprovante do ensino médio; comprovante de professor educacional quando seja o caso e o comprovante de deficiência caso seja necessário, a falta destes documentos no prazo da inscrição poderá causar eliminação.

O Prouni 2017 utiliza como critério de desempate a maior nota alcançada na seguinte ordem: Redação; Linguagens, códigos e suas tecnologias; Matemática e suas tecnologias; Ciências da Natureza e suas tecnologias e por fim Ciências Humanas e suas tecnologias. Os candidatos que não forem selecionados na chamada regular poderão participar da lista de espera.

Os candidatos deverão acessar a página do Prouni e manifestar interesse pela lista de espera, mas só será permitido aqueles candidatos que não foi selecionado em nenhuma das opções ou que foram selecionados na segunda opção de curso. Lembrando que os candidatos que manifestar interesse pela lista de espera só concorrerá a vagas para a primeira opção.

Para ficar por dentro através das redes sociais, basta curtir e compartilhar a página do Prouni 2017 no Facebook. Boa sorte!

Como se inscrever no Prouni 2017
3.67 (73.33%) 3 votos

Luciano Carneiro Janeiro 23, 2017 às 15:13

Qual dia abre as inscrições para o PROUNI, não conseguir localizaar

Responder

francisca augusta da silva Janeiro 22, 2017 às 23:39

eu gostaria de participar das bolsa

Responder

David dezembro 20, 2016 às 11:18

Bom dia!
Estou tentando me inscrever pelo site mais não consigo.

Responder

Thulio de Lara Moreira dezembro 16, 2016 às 17:31

Gostaria de renovar minha matricula no proUni

Responder

André Mendonça Rochemback dezembro 12, 2016 às 10:59

quando começa as incricões para o prouni 2017

Responder

Péricles da silva dezembro 3, 2016 às 00:31

estou a procura de uma qualificação de graduação superior sou formado em tecnico de segurança do trabalho… sou portador de deficiência quero uma oportunidade, para o conhecimento, agradeço desde ja …

Responder

Leave a Comment

Notícia anterior:

Próxima notícia: